domingo, 16 de outubro de 2011

Rede CAAS inicia elaboração de Plano Municipal pela Primeira Infância

A Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) promoveu na última quinta-feira (13) a Oficina de Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, aberta à comunidade, poder público, empresas e profissionais interessados na promoção do desenvolvimento infantil. Com o objetivo de avançar nas conquistas da primeira infância penapolense, o primeiro encontro ocorreu na sala de treinamentos da Incubadora de Empresas, das 8h às 17h.
A consultora Rosangela Vechia com 
os participantes da Oficina. 
Auxiliados pela empresa Méthodos, os participantes iniciaram discussões que darão suporte à produção de um documento que orientará a gestão de uma nova política no município, voltada para a primeira infância. Para o advogado Alexandre Gil de Mello, membro da Rede CAAS e coordenador da oficina, o Plano Municipal pela Primeira Infância pretende ser uma referência para a implementação de ações, projetos e políticas públicas que garantam o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade. A perspectiva é de que no início de 2012 seja concluído o documento, que será apresentado para a comunidade local.
O advogado Alexandre Gil de Mello,
coordenador da oficina.
Grupos de participantes apontaram pontos fortes e
pontos fracos  referentes à promoção do
desenvolvimento infantil em Penápolis. 
A psicóloga e secretária executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, diz que este trabalho é um desdobramento da versão aprovada em nível nacional. “A Rede CAAS está propondo ao município um processo coletivo para construção do plano local, buscando articular saberes e olhares, competências e experiências”, afirmou. “Penápolis, mais uma vez, sai à frente na elaboração do documento em nível local”, destacou. Entretanto, a psicóloga enfatiza que para o documento tornar-se, de fato, um norteador da realidade municipal e contribuir para uma ampla discussão em torno da primeira infância penapolense é necessária a participação dos seus atores locais. 
Na ocasião, estiveram presentes mais de 30 participantes, entre eles representantes das secretarias municipais de saúde, educação e assistência social, além de conselhos municipais e entidades sociais. “O que tem sido fundamental neste processo é a participação dos diversos segmentos que atuam com nossas crianças”, comentou Gil. “Foi muito produtivo o compartilhamento das ações já existentes nos diversos setores. Conhecer nossa cidade é um passo importante para saber onde podemos chegar”, finalizou Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário