segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rede CAAS realiza 1ª Engatinhata de Penápolis

A Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) realizou no último sábado, 7, às 9h, no Pátio do Santuário São Francisco de Assiis, a 1ª. Engatinhata de Penápolis. O evento teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é benéfico para o desenvolvimento integral do bebê, conscientizando pais e cuidadores que o uso de andador deve ser moderado.
Durante a ocasião, pais e crianças puderam participar das atividades programadas, que incluíram espaço lúdico, contação de histórias, brincadeiras com fantoches, pintura dos pezinhos das crianças - para guardar como lembrança, em uma folha de sulfite, a participação no evento - e, claro, ambiente para os pequenos engatinharem.
Para Maria Inês Peters, psicóloga e secretária executiva da Rede CAAS, a promoção de uma “engatinhata” tem por finalidade orientar os pais e cuidadores sobre as melhores práticas para lidarem com os bebês. “Engatinhar é um marco importante para o desenvolvimento infantil”, salientou.
De acordo com a psicóloga, certas condutas e procedimentos impedem a criança de brincar livremente com o corpo e explorar suas habilidades e o universo ao seu redor. “Diversos estudos científicos demonstram que o ato de engatinhar estimula as experiências psicomotoras do bebê, contribuindo assim para seu desenvolvimento saudável”, finalizou.
Organizações e empresas de diversos segmentos apoiaram a realização do evento inédito em Penápolis, entre elas Malharia Brasil, Reporfoto, Casa Síria, Parquinho do Bebê, Funepe e Daep. O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, esteve presente no evento acompanhado por secretários municipais. As 50 primeiras inscrições ganharam uma camiseta do evento para o bebê. 

Cobertura e divulgação
     O evento foi amplamente divulgado em Penápolis e, posteriormente, na região. Inicialmente, a campanha ocorreu pela internet, especificamente na rede social Facebook. A parceria com o jornal Diário de Penápolis possibilitou a divulgação de meia página colorida no domingo, 1. Foram confeccionados 3 mil panfletos, frente e verso. Cerca de 1 mil unidades foram distribuídas junto com a edição do jornal Diário de Penápolis; o restante foi distribuído pelos setores de saúde, educação e assistência social antes e durante o evento.  
     Release (notícia) sobre o evento foram publicados no Jornal Interior e Diário de Penápolis. A Rede CAAS produziu 10 faixas, tamanho 4,5m x 1,0m, divulgando o programa Primeiríssima Infância e também o a Engatinhata. Foram concedidas entrevistas ao programa Boletim de Notícias do Canal 23 Star News (TV a Cabo de Penápolis) e ao programa Jornal da Hora da Rádio Difusora de Penápolis. Durante o evento, estiveram presentes as equipes de reportagens dos telejornais de Araçatuba (SP) do TVI SBT e TV TEM, afiliada da Rede Globo. 

Pela internet
      O trabalho em rede efetuado pela Rede CAAS garantiu a repercussão deste evento em sites e redes sociais. A Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) divulgou a Engatinhata em seu site institucional e colaborou com os convites via mailing list (lista de contatos do e-mail). A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) também divulgou a repercussão do evento penapolense em seu site. Já a blogueira Má Peters, de São Paulo, lincou uma notícia deste blog ao seu "Nasce um filho... nasce uma mãe". 

Rede CAAS
     O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.
     Através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis, FMCSV e Associação Unidos pela Vida, a Rede CAAS articula a sociedade e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças durante os três primeiros anos de vida.
     O projeto social conscientiza e informa famílias a respeito dos melhores cuidados e estímulos infantis, além de capacitar profissionais ligados ao atendimento público de gestantes e crianças nesta faixa etária, considerada primordial para a formação cognitiva e psicossocial.

Confira as fotos da 1ª Engatinhata de Penápolis
































Agora é a sua vez de colaborar com o engatinhar de seu bebê!
Engatinhar é uma fase muito importante para o desenvolvimento da criança que tem início por volta dos 8 meses.
Para estimular seu bebê nessa fase coloque-o de barriguinha para baixo no chão (forrado com um tapete ou algo que o proteja) e mostre a ele objetos sonoros e coloridos. Certamente ele se interessará e, aos poucos, esticando os bracinhos e movimentando os quadris e as pernas conseguirá alcançá-los.
Lembre-se que cada etapa do desenvolvimento da criança é um conjunto de aprendizados e é isso que vai estimular seu bebê a descobrir o que pode fazer. Ele precisa apenas que você dê a ele oportunidade para que se desenvolva integralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário